quinta-feira, 4 de junho de 2015

Penne integral com cogumelos, espinafres e ricotta

Quando a Joana me convidou para fazer uma receita para a semana da obesidade infantil fiquei sem saber o que dizer.
A altura não podia ser pior, estava atolada de trabalho e a comida que fazia era do mais básico e rápido que podia haver. Mas tinha conhecido a Joana na primeira edição do Cozinha de Blogues e para além de super simpática e querida é médica. Falou-me sobre a iniciativa que iria decorrer no blogue dela e achei que não podia dizer que não.
Na verdade, já não é a primeira vez que me pedem para fazer receitas a pensar em crianças. Como não tenho filhos, nem sobrinhos, não é propriamente fácil porque não sei o que eles podem ou não comer. Lembro-me sempre que quando era pequena a minha maior dificuldade era comer peixe cozido e a minha mãe teve de arranjar uma estratégia para me disfarçar o peixe.
O desafio hoje era fazer uma receita vegetariana e, por isso tentei fazer um prato que os miúdos gostam mas cortando e substituindo as coisas que fazem pior.
Espero ter superado este desafio :)

Ingredientes:
penne integral (ou outra massa a gosto)
100 gramas de cogumelos frescos cortados em quartos
100 gramas de queijo ricotta
1 molho generoso de espinafres frescos (1 embalagem)
queijo ralado q.b
1 cebola picada
1 dente de alho esmagado
sal e azeite q.b


Preparação:
Coza a massa com água e sal. Reserve.
Refogue a cebola e o alho em azeite numa frigideira anti-aderente.
Junte os cogumelos, mexa bem e junte os espinafres.
Tempere com sal e mexa bem até os espinafres começarem a perder o volume. Retire do lume e deixe arrefecer.
Numa assadeira de levar ao forno coloque uma camada de massa, por cima a mistura de cogumelos e espinafres e adicione o queijo ricotta.
Termine com um pouco de queijo ralado por cima e leve ao forno cerca de 15 minutos apenas até o queijo derreter.

10 comentários:

  1. Com esse aspecto apetece mesmo dar uma garfada!

    ResponderEliminar
  2. A sugestão é super equilibrada, e tão simples que não há desculpa para não criar refeições saudáveis( para crianças ou não). E urgente que todos se tornem cada vez mais conscientes acerca das opções alimentares!
    beijinhos!

    Amélia

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela sugestão Naida :D Está realmente um pratinho bem apetecível e saudável :D

    Obrigada :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  4. Caso os miúdos reclame eu como :)
    Está com um aspecto óptimo!
    Gostei dos espinafres e do queijo ricotta!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sabes porque é que eu gosto ti.. Porque és verdadeira, na segunda começas com uma penne saudável e sexta acabas com um pacote de batatas fritas de presunto é por isso mesmo que acho que nos damos bem! Beijo PS: aquele queijo a derreter está qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  6. Passei a semana à espera desta receita! Aqui em casa não há crianças, mas quero muito experimentar na mesma (=

    ResponderEliminar
  7. Acho fabulosa esta tua sugestão Naida!!
    Adoro todos os ingredientes e é uma sugestão perfeita e olha, que andaram aqui mais dois pares de olhinhos que também gostaram muito do aspecto, por isso, acho que vai sair para o jantar um dia destes...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. O desafio foi mais que superado... eu adorei a sugestão e até vou guardar para experimentar!

    ResponderEliminar
  9. Muito boa escolha e certamente do agrado das crinças, e dos maiores também.
    Bjs

    ResponderEliminar